Zona Meta Fest act.2

Terminou o act.2 do "Zona Metal Fes"t. Foi um dia em que este género musical esteve em destaque e não só pelos concertos.

 A tarde começou com Início da projecção Breve História do Metal Transmontano, uma compilação de vídeos, ordenados cronologicamente, que conta a História do "som eterno" transmontano, desde os primórdios (Speed King, Hüska Burra Mamô), até à actualidade, com a curadoria a cargo de Guilhermino Martins.

Ainda ao início da tarde, a Zona Livre teve o prazer de inaugurar  exposição fotográfica Imagens de Metal, por Vanessa Alonso - com a apresentação de cerca de quinze fotografias, captadas no último ano, em concertos ocorridos ao longo do país.

 Antes do grande momento do festival, houve ainda tempo para a apresentação do livro Breve História do Metal Português de Dico. Originalmente editado em Março de 2013, o livro relata o percurso traçado pelo estilo musical Heavy Metal no nosso país. Foi a primeira obra sobre este género artístico publicada em terras lusas. Esta nova, alargada e mais detalhada edição foi lançada em 2016, alargando o intervalo da análise factual até ao final de 2015.

E pronto! Chegou a música como Lyfordeath, Nihility e Moonshade! Grande momentos de Metal com todos os músicos a darem tudo no palco. Foi bonito. Muito bonito.

Cumpriram-se pois todos os objetivos deste festival: tornar este evento numa festa cultural cheia e diversificada, conseguir assegurar qualidade artística relevante, promover a empatia entre o público e as bandas, assegurar um saudável convivio e realizar um festival que servisse para a divulgação do Metal.

A Zona Livre sente a obrigação de agradecer de forma veemente aos músicos pelo seu empenho e generosidade. À Vanessa Alonso pela disponibilidade, ao Dico pelo interesse desde o primeiro momento em vir ao festival, ao Romeu Sampaio pela amizade e pelas facilidades em termos técnicos e ao Guilhermino Martins por todas as "pontes" que construir e pela compilação dos vídeos. Sem ajuda de todos era muito difícil.

Um agradecimento ao público que ocorreu ao evento e tornou esta noite numa verdadeira festa do Metal e de amizade partilhada.

Obrigado! Prometemos voltar.

                    

 

 

Zona Livre é uma Associação Cultural que dá vida ao centro histórico de Vila Real.

Aqui realizam-se concertos, exposições, teatro, cinema, dança, novo circo, 

instalações de arte e todas as ideias boas que a imaginação traz.

É uma Associação dos sócios e para os sócios; 

das iniciativas amadoras e profissionais; da cultura e do entretenimento;  

das  ações cívicas e solidárias; dos empresários e dos estudantes.

Mas como esta  Zona é livre também serve para se estar simplesmente a ler um livro ou revista,

a jogar xadrez ou outros jogos de tabuleiro, a ouvir música ou, melhor ainda, 

a estar com os amigos. 

 

Entra-se e logo se percebe que a  Zona Livre é um espaço com muitos espaços para tudo, para todos.