Culturegraph, knowing cultures by photography – Outra forma de conhecer o “reino” transmontano

Culturegraph, knowing cultures by photography – Outra forma de conhecer o “reino” transmontano

É pela fotografia que 70 jovens da  Turquia, Hungria, Roménia, Bulgária, Polónia e Portugal  vão procurar conhecer Trás-os-Montes e têm cinco dias para o fazer. De 1 a 5 de setembro vão desenvolver o projeto Culturegraph, knowing cultures by photography, percorrendo as terras transmontanas captando a melhor imagem que lhes proporcione um melhor conhecimento da região.  

Esta iniciativa, aprovada no âmbito do programa Erasmus +, vai passar por Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e S. João da Pesqueira. O plano foi desenhado de forma a proporcionar a este grupo, com idades entre os 16 e 25 anos, uma vivência de lugares emblemáticos da região como o Santuário de Panóias, o Parque Natural do Alvão, o complexo Mineiro Romano de Tresminas e o Museu do Vinho em S. João da Pesqueira.

Sempre com a fotografia como motivo, o programa contempla ainda um espaço de reflexão e debate, esperando-se que desta forma haja um maior conhecimento das realidades de cada país, de algumas preocupações e problemas, eventualmente, semelhantes dado que as associações europeias parceiras são oriundas de zonas do interior de cada país representado.

Este “roteiro”, construído em atividades de aprendizagem não formal, é complementado com atividades culturais como jogos populares, um “photopaper” na cidade de Vila Real e uma “lagarada”.

Culturegraph, knowing cultures by photography,  apresenta-se como uma excelente oportunidade para melhorar competências e aptidões individuais, contribuir para o enraizamento da sentido de cidadania europeia, estimular a participação dos jovens em atividades com uma dimensão internacional e conseguir assim combater a falta de oportunidades e o etnocentrismo existente.

Organizado pela associação Zona Livre, de Vila Real, este projeto tem como parceiros seis associações dos países envolvidos, da associação Psientífica de Águeda e tem o apoio dos Municípios de Vila Pouca de Aguiar, Vila Real e S. João da Pesqueira. 

Zona Livre é uma Associação Cultural que dá vida ao centro histórico de Vila Real.

Aqui realizam-se concertos, exposições, teatro, cinema, dança, novo circo, 

instalações de arte e todas as ideias boas que a imaginação traz.

É uma Associação dos sócios e para os sócios; 

das iniciativas amadoras e profissionais; da cultura e do entretenimento;  

das  ações cívicas e solidárias; dos empresários e dos estudantes.

Mas como esta  Zona é livre também serve para se estar simplesmente a ler um livro ou revista,

a jogar xadrez ou outros jogos de tabuleiro, a ouvir música ou, melhor ainda, 

a estar com os amigos. 

 

Entra-se e logo se percebe que a  Zona Livre é um espaço com muitos espaços para tudo, para todos.